6 sacadas sensacionais do Candy Crush para alavancar as vendas da sua loja

Se você gosta de jogos de celular / computador, as chances que você tem de, em alguma fase da sua vida nos últimos anos, ter ficado viciado em jogar Candy Crush são imensas!

Resisti a este jogo por muito tempo, e, num belo dia de descanso, resolvi instalar para ver como funcionava e não deu outra, descobri que ele é realmente viciante! Porém, o motivo deste post é de mostrar o porquê ele fez tanto sucesso e, principalmente, mostrar como você pode tirar proveito deste jogo e vender mais em sua loja / seu negócio próprio:


1) Ele cria a escassez de uma forma brilhante: O jogo é gratuito (apesar de ter alguns pacotes pagos), porém você tem um limite. São 5 vidas! Não mais que isso na versão gratuita! Então você pode até jogar e não pagar nada, mas vai ter que esperar que cada uma de suas vidas se recarreguem (e leva meia hora para que cada vida seja devolvida). E se suas vidas acabarem, ou você compra um pacote especial (com dinheiro de verdade) ou pede vida aos seus amigos. Se as vidas fossem ilimitadas, o jogo não faria este sucesso enorme, pode ter certeza disso!

Em sua loja: Nós, seres humanos, quanto menos temos alguma coisa, mais valorizamos este item! E isso explica o valor do Ouro e dos metais mais nobres, se comparados a outros minerais, como a Mármore, por exemplo, ou até mesmo a brita (tão usadas em construção civil) que existem em abundância. Quanto mais abundante, menor o valor! Ou seja, quanto mais escasso o item, maior tende a ser o seu preço, e, quanto mais comum, menor será o seu preço também. Portanto, busque entender ali quais são as formas de criar escassez para seus clientes, seja colocando uma quantidade limitada de pratos XX por dia se você for um restaurante ou investindo em algumas peças mais exclusivas, de vez em quando, para fazer com que seu cliente fique tentado a comprar logo antes que acabe! Portanto, crie a escassez em sua loja!



2) Prova Social / Engajamento dos jogadores / clientes:
Quando ele estimula o contato com seus amigos (quem nunca recebeu uma solicitação do Candy Crush em seu Facebook que atire a primeira pedra – seja um usuário do jogo ou não!!), ele está usando o alcance da rede de seus usuários para aumentar a divulgação do jogo. E sim, os amigos podem enviar vidas aos outros de forma gratuita. Basta simplesmente “enviar vidas” que o seu amigo economiza meia hora de sua espera;

Em sua loja: O cliente acabou de comprar? Ofereça pra ele algum benefício extra e faça com que ele divulgue que está em sua loja e que acabou de comprar de você em suas redes sociais! Você vai utilizar o poder do seu cliente em benefício do seu negócio!! E isso pode te dar um retorno imenso! Ofereça um desconto para ele em sua próxima compra, que você estimulará este cliente a começar a atuar como um divulgador da sua marca. Se puder, seja mais agressivo, entregue a ele um voucher de desconto para que ele entregue a seus amigos, oferecendo 10% de desconto em suas próximas compras, por exemplo! Você irá replicar estes benefícios para todos amigos de seus clientes. Eles se transformarão em verdadeiros multiplicadores do seu negócio, assim como fizeram (e ainda fazem) com o Candy Crush! Ah, e se o seu cliente sair como um divulgador de sua marca, ofereça algo de valor para ele como recompensa!




3) Ofereça opções diversificadas e de diversos valores para seus clientes:
Acabaram suas vidas e não tem nenhum amigo online? Fique tranquilo, pois o jogo oferece pacotes para todos os bolsos, tanto para que você possa comprar mais vidas ou até mesmo jogadas extras, para passar daquela fase complicada.

Em sua loja: Fez a venda para o cliente? Ofereça itens adicionais, de acordo com o bolso de cada cliente! Tenha opções mais caras e também opções mais baratas (tanto na hora da venda como também para itens complementares à venda). Durante a compra, sinta o perfil daquele cliente. E, de acordo com o seu perfil, ofereça itens adicionais!! Faça ele aproveitar mais a visita e gastar mais em sua loja! Porém, tome cuidado para não ser inconveniente e espantar aquele cliente de vez da sua loja insistindo muito em algo que ele já não demonstrou interesse.





4) Estimula a competitividade entre os amigos:
Acabou de passar de fase? Então veja o ranking entre os seus amigos e tente superá-los! Fazendo isso, ele permite que os mais competitivos possam competir com seus amigos e até mesmo fazer com que eles joguem mais vezes determinada fase para buscarem o primeiro lugar! Neste nível, possivelmente os jogadores começam a gastar com os extras do jogo!

Em sua loja: Faça um ranking dos seus melhores clientes! Avalie bem o seu público alvo e, se sentir que vale a pena, faça um ranking e premie os seus melhores clientes (os mais gastadores) e deixe seus clientes saberem disso! Por exemplo, o cliente que mais consumir em sua loja em determinado mês ganha X benefícios. Restaurante, por exemplo, faça um cartão fidelidade com 50 pratos (ou seja, os 3 primeiros que completarem este cartão “Vip” ganham prêmios bem interessantes, como uma semana de almoço grátis, ou um almoço no final de semana para 10 pessoas (sua família e amigos). Crie uma premiação para os 3 primeiros colocados!! Uma competição neste formato estimula a maior frequência nas compras e fará com que os clientes voltem em sua loja mais e mais vezes!! Dezenas ou centenas de clientes participarão, aumentando a sua frequência de consumo, porém, só os primeiros ganham o prêmio! Faça as contas e veja se uma ação neste formato vale a pena para você!




5) Amplie a jornada do jogador / do seu cliente:
O jogo possui uma longa jornada e não acaba rápido, ou seja, é uma jornada imensa e duradoura o seu relacionamento com o jogo, e com as vidas sendo recarregadas com frequência, você sempre terá uma necessidade de visitar o jogo novamente para avançar em sua jornada e até mesmo para garantir os presentes diários entregues pelo jogo!

Em sua loja: Crie a necessidade do cliente te visitar mais vezes! Realize eventos em sua loja, ofereça benefícios, faça o que quiser, da forma que quiser, dentro do que o seu orçamento permitir, mas CRIE A NECESSIDADE DO SEU CLIENTE TE VISITAR MAIS E MAIS VEZES! A cada nova visita, ele até poderá usar apenas o seu benefício gratuito (as 5 vidas = o coquetel organizado por você), mas as chances que ele vai ter de comprar alguma coisa com você são imensas!! 





6) Tentativa e Erro:
Sabe aquela fase difícil, que você tem que tentar umas 10 ou 20 vezes pra passar? Que você tenta usar n estratégias diferentes, insiste, até que consegue, enfim, passar de fase? O que você faz para resolver este problema? Tentativa e erro, correto?

Em sua loja: Sabe aquela ação diferenciada em que você apostou todas as suas fichas, apostando que lhe traria um excelente retorno mas que, por algum motivo, acabou não dando certo. Em seguida, você tem uma outra ideia, que acredita que enfim, terá um retorno bacana, então desenvolve tudo, organiza tudo que é preciso e o retorno não vem. A sua postura é como no Candy Crush, de ir testando novas abordagens até que o resultado efetivamente apareça ou você simplesmente desiste? Tente, tente e se não der certo, tente novamente! A partir da tentativa e erro, assim como no jogo em que você muitas vezes perde 10, 15 ou 30 vidas, mas insiste até passar, também vai funcionar em seu negócio. Tente as diversas ações que o resultado vai aparecer, seja logo de primeira ou, na pior das hipóteses, através da tentativa e erro, assim como nas fases mais complicadas do Candy Crush!
No jogo você possivelmente vai testando diversas estratégias para passar de fase, e assim também será com a sua loja! Use abordagens diferentes, mas não deixe de tentar!

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