Saiba como lojistas já aumentaram suas vendas em mais de 60% vendendo para os mesmos clientes!

Saiba como a boa utilização do cadastro dos seus clientes pode te ajudar a vender mais!

Vou te fazer uma pergunta indiscreta agora... Como está o cadastro dos seus clientes? 

Estão todos devidamente cadastrados e, os melhores, mapeados para receber ofertas imperdíveis e visitarem sua loja mais vezes?

Você se comunica com frequência com eles?

Você sabe a frequência que estes clientes te visitam?

Se a resposta foi negativa para pelo menos uma das perguntas acima, tenho uma triste notícia pra te dar:

- Você está perdendo dinheiro com isso!!! Muito dinheiro aliás!

Mas, se sua resposta foi negativa para todas as perguntas acima!! CUIDADO!! ALIÁS, MUITO CUIDADO!!!

Sabia que em algumas lojas o total das vendas feitas para cadastro (ou seja, para aqueles clientes previamente cadastrados e que são convidados a retornarem para ver alguma novidade) correspondem a mais de 60% do total das suas vendas?

Se você não faz os cadastros de forma adequada, você pode estar sim, perdendo muito dinheiro com isso.

A boa notícia, também, é que você pode reverter esta situação imediatamente.

Existem hoje centenas de aplicativos e softwares de CRM disponíveis no mercado, mas o intuito agora não é começar a gastar dinheiro (se você tem recursos disponível, ótimo), mas vou partir do princípio que o momento agora é de reverter a situação e de começar a colocar dinheiro pra dentro!


Seu grande aliado nesta tarefa!!

Hoje em dia todos usam o WhatsApp para se comunicarem. Para ser mais exato, 76% dos usuários de celulares no Brasil fazem uso regular do WhatsApp, que é o comunicador instantâneo mais popular no País (Fonte: http://exame.abril.com.br/tecnologia/brasil-e-um-dos-paises-que-mais-usam-whatsapp-diz-pesquisa), portanto, é muito fácil criar uma forma rápida e direta de começar a se comunicar diretamente com seus clientes.

Então enviar mensagens via WhatsApp para seus clientes é uma forma de se fazer presente sempre de uma forma simples e barata. Basta instruir adequadamente seus funcionários e delegar estas opções. Simples assim.

Além do contato via WhatsApp, tem a possibilidade também de interagir com estes clientes através do Facebook. Para isso, faça posts que estimulem a interação dos seus clientes e aproveite esta oportunidade para buscar dados destes seus clientes;

Uma grande sacada que vi há um tempo atrás, foi de um lojista que sempre que realizava alguma venda, emitia o cupom fiscal e pedia para o cliente guardar o mesmo. Ao longo do tempo, a loja realizava algumas postagens informando que, por exemplo, para os 10 primeiros clientes que enviarem uma foto do cupom fiscal para a loja, receberiam um presente. Bastava enviar uma foto do cupom fiscal (dos últimos 60 dias) e os 10 primeiros ganhariam um presente especial.

Com isso ele gerava a necessidade de fazer com que o cliente visitasse sua loja novamente e ele acabava gastando mais, além de que a loja acabava se transformando numa grande referência para ele.

Além disso, quando os clientes iam para a loja retirar o presente, a equipe de vendas tirava uma foto e postava no Facebook (na época, praticamente a única rede social utilizada) e marcavam o cliente.

Esse tipo de ação é importante e tem os seguintes benefícios:

Cria a necessidade do cliente sempre comprar com você;

Faz com que os clientes fiquem sempre atentos às suas redes sociais;

O nível de interação com seus clientes passa a aumentar cada vez mais;

Aumenta o engajamento com seus clientes;

Os amigos destes clientes passam a ver seus amigos nestas marcações e criam uma empatia natural com a sua marca;

Portanto, mãos a massa e comece logo a cadastrar seus clientes (e a usar estes cadastros)!!