Como o Neuromarketing pode ajudar a aumentar (e muito!) as vendas no varejo!!

Saiba como pequenos detalhes podem fazer TODA a diferença!

Somos todos animais!!!

Isso realmente é um fato!! Um animal racional extremamente complexo e diferenciado, que conseguiu dominar um planeta através de suas habilidades. Porém, continuamos animais!!

Animais dotados de instintos de preservação, sobrevivência, competição, entre muitos outros, e quando agimos por impulso por exemplo, estamos deixando com que nossos instintos se sobressaiam mesmo que inconscientemente.

Quantas vezes você, que está lendo este e-mail, fez alguma compra e depois acabou se arrependendo? Nós costumamos dizer que foi impulso, e na verdade foram seus instintos que falaram mais rápido.

Homens e mulheres carregam consigo características diferentes, herdadas dos nossos ancestrais, onde o homem que era o mantenedor da tribo, o que caçava e provia o alimento, e que hoje ainda carrega o instinto “caçador” muito aflorado. Enquanto que as mulheres, tinham o perfil coletor, que exigia dela atenção aos arredores da caverna para coletar itens essenciais, tornando sua atenção dividida eficiente, até os dias atuais.

Cérebro feminino: Charges da Internet - Fonte desconhecida

É por isso que mulheres tendem a ter mais facilidade na realização de múltiplas tarefas, enquanto os homens, em linhas gerais, realizam uma tarefa de cada vez, concentrados (olha a caça aí, mais uma vez!).

Tendo conhecimento de tudo isso, o que podemos fazer na prática??


Cérebro Masculino: Charges da Internet - Fonte desconhecida

Nosso cérebro cansa de tomar decisões. E quanto mais o tempo passa, mais temos uma infinidade de informações em nossa cabeça. Recentemente ouvi um especialista falar que uma criança de 7 anos da atualidade possui mais informações do que o imperador de Roma no auge do seu império. Com a internet e velocidade de acesso aos acontecimentos, isso não é muita novidade, não é mesmo?

Cada dia que passa somos cada vez mais bombardeados de informações por todos os lados. Especialistas já descobriram inclusive que, aquela dúvida que ficamos pela manhã sobre qual roupa vestir, causa um cansaço imenso em nosso cérebro, e que o simples fato de escolher a roupa no dia anterior, já é uma ajuda imensa ao nosso cérebro! Nos deixa mais produtivo no dia seguinte!! Ter que escolher entre qualquer coisa (seja para comprar, para usar, para fazer) faz com que nosso cérebro canse!!

Portanto, a partir do momento que entendemos que quanto mais facilitarmos a vida do nosso cliente, em sua tomada de decisão, maior será o volume de sua compra conosco, e nosso resultado passa a melhorar rapidamente!

Reduza as opções:

A partir do momento em que reduzimos as opções de escolha, os clientes tendem a fazer escolhas mais rápidas e, principalmente, tendem a escolher mais entre os seus produtos.

Vejam esta matéria que recentemente passou no Jornal da Globo falando justamente sobre este tema.



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